Arapongas recebeu o anúncio, nesta terça-feira (22), da viabilização de uma emenda no valor de R$ 205 mil, destinada à realização de cirurgias ginecológicas. Segundo o prefeito Sérgio Onofre, com o novo recurso será possível realizar 140 cirurgias em parceria com o Hospital Irmandade Santa Casa de Arapongas.
De acordo com um levantamento da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro Integrado da Saúde da Mulher (Cisam), o município tem 260 mulheres na fila de espera para cirurgias ginecológicas.
“É uma grande notícia. Especialmente por conta da pandemia, estas cirurgias foram adiadas e muitas mulheres têm sofrido e estão necessitando de cirurgias ginecológicas. Agora, vamos poder retomar esses atendimentos especializados. Vamos destinar o recurso para a Santa Casa e, através de um grande mutirão, que contará com o apoio do Cisvir, iremos atender as pacientes”, disse o prefeito.
Onofre anunciou ainda que as cirurgias deverão ter início já no mês de março. “É uma contribuição muito valiosa da Luísa [Canziani], grande parceira de Arapongas e que tem um olhar todo especial para as demandas do público feminino. Faremos de março, mês que enaltece a importância da mulher na sociedade, um mês de ações efetivas em prol da saúde das nossas mulheres”, frisou.
O gestor da Santa Casa, Leonardo Daleffe, também comemorou a notícia. “O Hospital Santa Casa está de portas abertas ao município. Já temos feito um grande trabalho junto com a prefeitura e, agora, mais um importante passo para a saúde das mulheres”, disse.