Em um relatório da Controladoria-Geral do Estado (CGE), Londrina registra 27 denúncias de ‘fura-fila’ da vacinação contra a Covid-19. De acordo com o Secretário Municipal da Saúde, Felippe Machado, essas denúncias são reais, mas sem um filtro prévio e técnico.
De acordo com o secretário, as informações poderiam ser enviadas à CGE sem que elas tenham muita solidez nos argumentos. “É importante destacar que as denúncias que são remetidas à controladoria e ouvidoria geral do Estado são de pessoas que, porventura, entendem que houve um equívoco na vacina ou alteração nas prioridades, que não necessariamente aconteceram”, explica.
Ele acrescenta que todas as denúncias que chegaram ao conhecimento do município serão apuradas rigorosamente. “Londrina tem se destacado no processo de vacinação desde o início, pela organização, eficiência, celeridade e segurança que a gente implantou através do nosso sistema informatizado, onde as pessoas fazem o cadastro prévio. Esse cadastro passa por uma análise sistematizada, algumas categorias passam por uma análise individualizada de servidores. Tudo isso pra que a gente possa cumprir fielmente o Plano Nacional de Vacinação”, diz.
Machado analisa ainda o cenário da vacinação em Londrina, que alcançou quase 100 mil pessoas com a primeira dose. “Nesse universo, ter 27 possíveis denúncias, de possíveis irregularidades e sem a confirmação de nenhuma, é um número absurdamente baixo. Ainda mais que essas denúncias partem de um pressuposto sem muitas necessidades de comprovações”, afirma.