Nesta sexta-feira (11), técnicos da Companhia de Saneamento do Paraná, Sanepar, percorrem hospitais e asilos de Londrina e Cambé para dar continuidade a ação de desinfecção contra o coronavírus. O produto já é usado nos sistemas de tratamento de água e de esgoto da Sanepar e é um dos produtos indicados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para limpeza e desinfecção.
Em Londrina e Cambé, o roteiro de higienização é seguinte:
Manhã
Hospital Zona Norte
Casa de Repouso Gedalis (Rua Jonas Barbosa Leite, 816 – Jd. Alpes)
UPA Sabará
UBS 24h
Tarde
UPA Tupi/Cambé
Santa Casa de Cambé
Quartel Bombeiro - Tokio
Casa de Repouso Nossa Casa - (Rua Guilherme da Mota Correa, 4.559, Jd. do Sol)
As ações de desinfecção feitas pela Sanepar têm a parceria da Polícia Militar do Paraná, no isolamento da área e na segurança do trânsito, e da Secretaria de Estado da Saúde, que definiu os hospitais prioritários para receber a desinfecção.
No início deste mês, a iniciativa – que tem abrangência estadual – recebeu o Selo do Prêmio SESI ODS 2020.
Com início em março deste ano, o trabalho de desinfecção realizado pela Companhia teve como principal objetivo contribuir para a redução da contaminação de pacientes e acompanhantes em hospitais, de idosos moradores de asilos, principal grupo de risco da doença, e auxiliar na segurança dos profissionais de saúde. Ao longo do ano, a ação foi ampliada e a desinfecção também foi feita em outros locais vulneráveis, que sofreram com focos de contaminação, como aldeias indígenas e locais públicos de atendimento.