Ciência e saúde

Atendimento exclusivo: PA do Leonor tem grande movimento no primeiro dia

20 jan 2022 às 07:31

O Pronto Atendimento do Jardim Leonor abriu as portas nesta quinta-feira (20) com espera de pacientes para atendimento médico. Este foi o primeiro dia de serviço exclusivo para síndromes respiratórias. O anúncio da abertura apenas para estes casos foi anunciado nesta quarta-feira (19), pelo secretário de Saúde, Felippe Machado. 

A alteração no atendimento foi necessária por conta do aumento da demanda por atestados médicos, orientações e testes para Covid-19. A mudança também tem o objetivo de desafogar o fluxo na UPA Sabará, que tem batido recordes em número de atendimentos e a espera tem sido de até 10h. A demanda chega a 2.000 atendimentos diariamente. 

“É mais uma atualização que a Secretaria de Saúde de Londrina faz, haja visto que temos observado uma grande demanda de síndromes respiratórias, em especial, durante a madrugada. Identificamos a necessidade de um suporte para a UPA do Jardim Sabará. E, o PA do Leonor é uma unidade 24 horas, recentemente, reconstruída pela Prefeitura de Londrina, com uma grande estrutura, e pretendemos com isso ampliar nossa capacidade de atendimento”, disse o secretário de saúde.

Ao menos seis profissionais de saúde precisaram ser afastados por conta de testes positivos de Covid. 

Agora, a cidade conta com seis locais exclusivos para acolher essa demanda: as Unidades Básicas de Saúde do Chefe Newton, do Guanabara e da Vila Casoni e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Sabará, além dos dois citados anteriormente.