Ciência e saúde

Aumento de casos de Covid traz preocupação com 3ª onda da doença

25 mai 2021 às 10:07

A preocupação com uma 3ª onda de Covid é real em Londrina. Após o prefeito Marcelo Belinati demostrar temor pela chegada de um novo pico da doença, o Hospital Universitário também mostra preocupação com o aumento de casos. A superintendente do Hu, Lilian Feijó aponta que a unidade está com alta taxa de ocupação dos leitos.

“Só o HU, tem hoje, tem demanda reprimida de 42 pacientes de Terapia Intensiva. Desses, 35 com Covid-19, já com diagnostico confirmado e 7 com outras doenças diversas. E como a Covid-19 não tem um tratamento para a doença, o que a gente tem é um tratamento para as complicações da doença”, conta.

Feijó ainda aponta que a grande proteção e prevenção que pode ajudar a reduzir o número de caso é a vacinação. “Enquanto nós não vacinarmos 70% da população não tem segurança. E o que nos sobra é diminuir a circulação do vírus”.

Ela fala ainda que o período de pandemia, maior que o previsto, tem comprometido a forma como as pessoas estão lidando com as medidas de prevenção, entre elas o distanciamento social. “Nós precisamos criar estratégias que realmente protejam as ações sanitárias de distanciamento, uso de máscara, lavagem das mãos, uso de álcool em gel, suspender festas clandestinas, aumentar as fiscalizações, e até mesmo, prever sanções para quem não colaboram e não protegem a sua vida e a do próximo”.