Ciência e saúde

Aumento no número de casos de AIDS preocupa

23 mai 2019 às 19:04

Cerca de duas mil pessoas são atendidas por mês no Cedip (Centro especializado de Doenças Infecto- Parasitárias) de Cascavel. O número de casos de AIDs nos últimos dois anos preocupa a saúde do município.

A AIDS e outras doenças infecto parasitárias estão entre nós. Nós últimos dois anos foram registrados no Cedip 1301 novos casos de infecções sexualmente transmissíveis, As mais frequentes são sifilis, hpv, gonorreia e herpes. Hepatite virais tipo B ou C foram 783. Nesse mesmo período são mais 476 novos casos de AIDS.

Entre 2013 e 2018 a média de  manteve em 220 pessoas infectadas por ano. O número é considerado alto porque a tendência de uma epidemia de HIV é antiga.

O HIV se não tratado entre cinco e dez anos destrói o sistema imunológico e com o passar do tempo a resposta ao tratamento fica lenta. E é o diagnóstico tardio e o abandono de tratamento que são os maiores problemas.

Confira a nota retorno do município:
O teste rápido para o HIVé feito em cascavel no Cedip de segunda a quarta- feira das 8h ao meio dia e na quinta-feira até às 17h. É só preencher um formulário e fazer o teste. O resultado fica pronto em quinze minutos.

confira na reportagem de Iane Cruz