O banco de leite materno do Hospital Universitário teve um bom volume de doações durante a pandemia do coronavírus. As temperaturas mais baixas é que podem provocar a queda nessas doações.
O leite materno é um produto indispensável para os bebês que estão na UTI neo natal. O alimento para os recém nascidos depende das doações das mamães. Por skype, entrevistamos a enfermeira do banco de leite do HU, Anelise Vieczorek. Segundo ela, hoje são muitos bebezinhos que dependem desse leite. E são necessários 6 litros de leite materno por dia para que eles sejam alimentados.
Anelise acrescentou que o volume de doações se manteve alto durante os três meses da pandemia do coronavírus. O receio do banco de leite é que essas doações sempre reduzem com a chegada do inverno. Anelise explica os motivos.
As mamães que são doadoras recebem frascos esterilizados em casa. Após a coleta,, o banco vai até a residência para buscar o leite. Depois ele é pasteurizado. Todo esse procedimento é 100% seguro tanto para as mamães doadoras quanto para os bebezinhos, que precisam do leite materno.
Anelise ainda fez um apelo para que as mães continuam doando.
Reportagem Luciano Neves