Ciência e saúde

Cai ocupação de UTI Covid do HU, mas 28 ainda aguardam leito

14 mai 2021 às 11:18

A taxa de ocupação da Terapia Intensiva Adulto exclusiva para atendimento de pacientes com Covid-19 no Hospital Universitário baixou, nesta sexta-feira (14) com relação a quinta-feira (13). Segundo a direção do HU, a taxa de ocupação dos leitos de UTI, exclusivos para a Covid, é de 105%. Nesta quinta era de 107%, com 119 pacientes internados. 

Mesmo assim, HU informou que há no hospital, 28 pacientes aguardando uma vaga de UTI adulto. 

Nas enfermarias exclusivas para Covid, a taxa de ocupação dos leitos de internação é de 63%. Já nos leitos de UTI exclusivos para tratamento de crianças com a doença a taxa de ocupação é 27%. 

A direção aponta que a capacidade instalada de leitos do HU-UEL para o Covid ainda está em níveis preocupantes, com todos os leitos exclusivos em operação. O HU conta com 96 de enfermaria, 106 de UTI adulto e 11 de UTI pediátrica. 

"Temos hoje pacientes de Covid internados em leitos de UTI e de enfermaria não exclusivos para infecção humana pelo novo coronavírus, o que pode comprometer a capacidade técnica do hospital em receber a demanda da rede de urgência e Emergência. Reiteramos o apelo à população para que não haja procura direta por atendimento no Pronto Socorro do hospital, tendo em vista garantir que todos os pacientes que cheguem ao serviço recebam atendimento seguro, por meio de um fluxo organizado e regulado pelos organismos competentes", diz nota enviada.