Ciência e saúde

Calorão pede proteção contra câncer de pele

20 dez 2018 às 07:44

O verão mesmo só começa na sexta-feira (21), mas o calorão já antecipou sua chegada. Até a Elioneide da Silva, zeladora, que é paraibana, tem suado bastante.

Guarda sol, boné, chapéu e até papelão na cabeça. Cada um faz o que pode para amenizar a alta temperatura, que este mês chegou a 36 graus, a maior registrada no ano. Na última terça a sensação térmica, segundo o Simepar, foi de 40 graus. E para quem gosta a noticia é boa. A onda de calor não deve deixar a cidade tão cedo, segundo a meteorologista do Iapar, Angela Costa. Até a terra está pedindo água: a média histórica de precipitação no mês de dezembro é de 209 milimetros e por enquanto só choveu 19.

Dezembro marca a chegada do verão e por isso é considerado o mês nacional de combate ao câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, 180 mil novos casos da doença são registrados todos os anos no país e o de pele já representa 33% do total de diagnósticos no Brasil.

Os cuidados para evitar a doença começam pela exposição ao sol. É bom evitar o astro rei entre as 10h e as 16h. Usar protetor solar, boné e óculos escuros ajuda, e a dermatologista Francine Belinetti dá outras dicas. Ela explica que em caso de suspeita de câncer o ideal é procurar um especialista, principalmente se a pessoa tiver uma predisposição à doença. 

(Reportagem: Larissa Trevisan/ Andelson Moro)