Ciência e saúde

Cambé devolve 2.800 doses de vacina por conta da baixa procura

08 dez 2021 às 20:44

Em Cambé, mais de oito mil pessoas não voltaram para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. O município já vacinou mais de 76 mil pessoas acima de 18 anos com a primeira dose, mas pouco mais de 67.800 retornaram para a dose complementar, resultando em uma taxa de abstenção de quase 10% nesta população estimada em pouco mais de 80 mil pessoas. Com isso, a cidade devolveu para a 17ª Regional de Saúde 2.800 doses do imunizante que venceriam no dia 22 de dezembro.

Segundo o prefeito Conrado Scheller, não é uma devolução e sim um empréstimo de doses. “Teve um acorde de Cambé com a 17ª Regional de Saúde de vacinas que iriam vencer no dia 22 e nós emprestamos essas doses para cidades que estão com a vacinação um pouco mais atrasada e já no dia 23 nos devolvem um lote com prazo de validade maior e até com um pouco mais de vacinas do que emprestamos”, disse.

O prefeito pede para que os moradores que ainda não voltaram para tomar a segunda dose, que realizem o agendamento. “Eu vou ser sincero, não acredito que alguém não saiba que tem pandemia ou que alguém tenha perdido e não tenha tido oportunidade de tomar. Cambé é uma das poucas cidades com repescagem permanente, a pessoa perde a vacina hoje, na próxima vacinação ela pode tomar. Eu peço para quem não se vacinou, que procure o posto de saúde para vacinação”.

Na última segunda-feira, Sertanópolis devolveu 348 doses do imunizante também por conta da baixa procura por parte da população. As cidades de Primeiro de Maio e Porecatu enfrentam a mesma situação e devolveram doses à 17ª Regional de Saúde.