Ciência e saúde

Campanha alerta sobre problemas de audição causados por celulares e fones de ouvido

24 abr 2019 às 10:57

Em comemoração ao Dia Internacional de Conscientização contra o Ruído, celebrado em 24 de abril, alunos do curso de mestrado e doutorado em Ciências da Reabilitação da Unopar, farão nos dias 24 e 25 uma ação educativa visando medir a intensidade do som em aparelhos celulares e fones de ouvido, com o intuito de alertar a comunidade sobre os problemas que esses equipamentos podem acarretar para audição.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de dez milhões de pessoas sofrem de alguma deficiência auditiva atualmente no Brasil, e um dado alarmante é que muitos estão perdendo a audição cada vez mais cedo, em alguns casos antes mesmo de completar 40 anos de idade, por conta da exposição excessiva ao ruído, como o alto volume dos celulares e fones de ouvido, por exemplo.

Além de medir a intensidade dos aparelhos, os alunos também farão uma triagem com uma série de testes para identificar se a pessoa possui sintomas de problemas auditivos, e assim encaminhá-la para tratamento adequado. Para atender um número significativo de pessoas, a ação totalmente gratuita acontecerá em duas datas com locais diferentes, sendo no dia 24, das 14h às 17h, na Clínica de Fonoaudiologia da Unopar, localizada na Rua Marselha, s/n, no Jardim Piza; e no dia 25, também das 14h às 17h, no Centro Social da Igreja Coração de Maria, que fica na esquina da Av. JK com a Av. Higienópolis.

(com assessoria)