Ciência e saúde

Campanha contra gripe tem agendamento para vacinação neste sábado

17 abr 2020 às 09:07

Este sábado (18), acontece mais uma etapa da vacinação contra a gripe em Londrina. Pessoas com 60 a 79 anos, e profissionais que atuam na área de saúde podem se vacinar, mas devem fazer o agendamento online. Serão seis locais abertos das 8 às 18 horas, distribuídas pela área urbana de Londrina.

Ao realizar o cadastro, será possível escolher a unidade mais próxima da residência. As opções incluem as Unidades Básicas de Saúde (UBSs):
- Jardim Alvorada (região oeste),
- San Izidro (leste),
- Guanabara (sul),
- Maria Cecília (norte),
- Vila Ricardo (leste) e
-  CMEI Valeria Veronesi, a Super Creche, que fica na Rua Benjamin Constant, área central, próximo ao Terminal Urbano de Londrina.

O link do agendamento está disponível na página inicial do Portal da Prefeitura, e para efetuar o cadastro é preciso informar o número do CPF que irá receber a vacina. No sábado (18), as doses serão feitas somente no horário previamente definido.

A diretora de Vigilância em Saúde da Prefeitura de Londrina, Sônia Fernandes, explicou que, somente no CMEI Valeria Veronesi, serão disponibilizadas cinco mil doses, dentre as treze mil vacinadas encaminhadas esta semana pelo governo do Estado. “Nessa última remessa, recebemos cerca de 13 mil doses para encerrar essa primeira fase, e mais 10 mil vacinas para iniciar do segundo grupo. No total, desde o início da campanha, já recebemos aproximadamente 90 mil doses”, detalhou.

Dentre a população idosa estimada em Londrina, cerca de 80% já recebeu a dose contra influenza. A diretora de Vigilância em Saúde destacou que a ação deste sábado (18) abrange aqueles que possuem idade de 60 a 79 anos. “Dos idosos acima de 80 anos, nós já vacinamos mais do que o número registrado no ano passado. Mas, ainda estamos recebendo ligação de pessoas solicitando essa vacinação. Então a partir de segunda-feira (20), com a chegada das novas doses, as UBSs vão voltar a fazer vacinação para essas pessoas, e também para os acamados, em domicílio”, complementou.

Para profissionais de saúde que ainda não foram vacinados contra a gripe, será preciso apresentar a carteira do conselho de classe, na vacinação de sábado (18). E os que não possuem registro ou conselho de classe, podem comprovar mediante declaração de vínculo empregatício.

(com informações de N.Com)