Esta é a última semana da campanha nacional de vacinação contra a gripe. Em Londrina, uma parte do público alvo atingiu cerca da 50% da meta de imunização. E a Secretaria de Saúde investiga a segunda morte pela doença no município.
A morte de um homem de 74 anos há uma semana pode ter sido ocasionada pela gripe. A Secretaria Municipal de Saúde aguarda exames para confirmar. Se o resultado for positivo, será o segundo óbito por conta da doença no mesmo mês. No dia 15 de maio, um homem de 34 anos morreu por h1n1. Ele já tinha outros problemas de saúde, como obesidade e diabetes.
Como prevenção, a Secretaria de Saúde oferta a vacina gratuita. A campanha para grupos prioritários termina nesta sexta-feira (31) – 95% dos idosos com direito à dose já estão imunizados; crianças com idade entre 6 meses e menos de 6 anos (64%) e mulheres que ganharam bebe nos últimos 45 dias (54,1%), ainda são motivo de preocupação. Em Londrina, as doses estão disponíveis nas unidades básicas de saúde que atendem das 7h às 19h durante a semana.
Também podem ser vacinados de graça professores, gestantes, indígenas, trabalhadores da saúde, portadores de doenças crônicas, adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas, detentos e funcionários do sistema prisional. No Paraná já foram registrados 109 casos da doença e 31 pessoas morreram só este ano.
Reportagem: Kathulin Tanan.
Leia mais: