A UPA Sabará, referência para pacientes com Covid-19, tem ficado lotada e muitos têm esperado mais de dez horas para passar por uma consulta. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, são cerca de 450 atendimentos por dia, muitos são jovens, que já chegam com dificuldade para respirar, precisam de suporte de oxigênio e chegam a ficar internados a espera de um leito hospitalar .
Uma funcionária que entrou em contato com o Grupo Tarobá, denunciou que a situação é caótica. Segundo ela, um dos problemas é que a UPA Sabará tem recebido muitos pacientes leves, que poderiam ser direcionados para outras unidades básicas. A lotação durante a noite de quinta-feira (3) e a madrugada desta sexta-feira (4) causou tumulto e um médico chegou a discutir com quem estava à espera de atendimento. Chorando, a funcionária da UPA disse que todos estão exaustos implorou para que a população se cuide para não pegar o vírus.
Além das cinco unidades de referência para a Covid-19 em Londrina, a partir da semana que vem a secretaria de Saúde vai disponibilizar mais quatro UBS para atendimento exclusivo de pacientes com suspeita do vírus. A intenção é priorizar a UPA Sabará para os casos mais graves
A ampliação da rede de atendimento para a Covid-19 é para dar conta da alta demanda, mas não diminui a gravidade da situação. Pra resolver o problema, o município tem se empenhado na campanha de vacinação entre o feriado de Corpus Christ e o próximo domingo (6).
Durante o feriado foram aplicadas cerca de 3 mil doses nas unidades de vacinação do município. Um alívio pra quem já tem direito e recebeu a vacina, ainda mais com a suspeita de novas cepas.
Ainda não há confirmação de que a nova a cepa indiana da Covid-19 já esteja circulando em Londrina, mas a morte de um paciente de Apucarana, diagnosticado com a variante, mostra que a possibilidade dela já estar por aqui é muito grande. A secretaria de Saúde não pretende colocar barreira sanitárias no município e alega que a forma mais eficiente para combater a variante indiana e as outras, ainda é usando as medidas preventivas.