Em meio à pandemia da covid-19, a quantidade de pessoas internadas em Londrina com síndromes respiratórias agudas saltou de 47 em 2019 para 75 neste ano, um aumento de 60%. Os números correspondem aos períodos de janeiro a março.
Os dados foram repassados em entrevista coletiva nesta sexta-feira (27) pelo secretário de Saúde Felippe Machado. O número de casos confirmados de na cidade se mantém em três. Segundo a secretaria, todos estão em isolamento domiciliar, sem risco de morte. O município tem ainda 511 casos suspeitos e 27 descartados, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde.
Desde o início do surto foram realizados 60 testes em Londrina. De acordo com a diretriz do Ministério da Saúde, os exames são realizados em pessoas internadas com quadro respiratório grave. Em Londrina, o número de pacientes nessa situação é de 34. Sete estão em unidades de tratamento intensivo de hospitais públicos e particulares, entre os quais uma mulher de 33 anos.
O secretário ainda comentou a reabertura do comércio de Londrina a partir do dia 6 de abril, conforme anunciou Marcelo Belinati (PP).
“Indicadores mostram que curva de crescimento da covd-19 e dos casos confirmados achatou. Então nós vamos avaliar dia a dia o cenário, montando um plano de contingência com ampliação de leitos de UTI”, afirmou.