Ciência e saúde

Central de Leitos passa a ser conjunta ao Consamu

26 nov 2018 às 12:07

A Central de Leitos da 10ª Regional de Saúde passou hoje (26),  a funcionar integralmente dentro da sede do Consamu em Cascavel. Mesmo que não tenham sido criados mais leitos, a esperança é de que essa união possa otimizar a transferência de pacientes para hospitais. E isso já começou a se concretizar.

Agora, além de telefonistas, médicos e enfermeiros do Consamu, trabalham na mesma sala também a equipe do que seria a antiga Central de Leitos, nova Central de Regulação Macro-Oeste. Um enfermeiro e dois médicos que são coordenados por um outro médico decidem para quais hospitais é possível encaminhar pacientes de 94 municípios.

 O número de leitos continua o mesmo. A quantidade de vagas permaneceu. A diferença é que a logística de regulação está sendo otimizada. Quando a Central de Leitos passou a funcionar  dentro do Consamu, os médicos se depararam com uma lista enorme de pacientes para serem regulados. Mas descobriram que boa parte deles nem deveria estar mais nessa lista. O trabalho então é para desafogar esse atendimento.

A mudança começou a ser feita gradativamente na semana passada e passou a ser integralmente unificada nesta segunda-feira. Decisões de transferências de pacientes que demoravam horas, hoje estão sendo resolvidas em minutos. Sabe por que? Os médicos que decidem estão um do lado do outro.

Essa unificação está sendo vista como uma espécie de projeto piloto. Estas estações de trabalhos vazias já estão reservadas para que, numa próxima etapa, centrais de outras cidades se juntem.