Ciência e saúde

Chuva atrasa chegada de doses da vacina contra o coronavírus a Londrina

18 jan 2021 às 14:14

Londrina deverá receber 13960 doses da vacina contra o coronavírus na primeira etapa da distribuição pelo governo federal. 

A previsão da Infraero é que as doses destinadas ao Paraná cheguem ao aeroporto Afonso Pena, na região de Curitiba, a partir das 18h40 desta segunda-feira (18). O clima chuvoso pode atrasar o transporte do imunizante, que é feito de avião. Anteriormente, a chegada estava prevista para as 14h.

Em Londrina, a previsão é que as primeiras doses cheguem nesta terça-feira (18). Os primeiros a serem vacinados serão cerca de 26 mil pessoas consideradas mais vulneráveis e expostas ao vírus: idosos em asilos e profissionais da saúde.

O Ministério da Saúde divulgou um calendário nacional de distribuição. Em janeiro são 8 milhões, em fevereiro e março 30 milhões em cada mês e no mês de abril outras 40 milhões de doses.

“O que vai definir velocidade, critério e local de vacinação vai ser a quantidade de vacina disponível para nós”, explicou o secretário municipal de Saúde Felipe Machado.

Segundo ele, o plano de imunização prevê que os integrantes desse grupo deverão tomar as duas doses da vacina. Assim, as primeiras doses disponíveis serão suficientes para imunizarem cerca de 7 mil londrinenses.