Ciência e saúde

Cidades da região fazem Dia D contra gripe no sábado

03 mai 2019 às 08:56

Sábado (04) é o Dia D de vacinação contra Influenza. Em Londrina, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana estarão abertas, das 8 às 17 horas, para imunizar as pessoas que integram o público-alvo da vacinação.  

Segundo o secretário de saúde, Felippe Machado, o objetivo principal da ação é melhorar a cobertura vacinal dos grupos prioritários, atingindo as pessoas que não puderam ser imunizadas durante a semana. “A imunização é muito importante, pois os casos mais graves do vírus podem levar ao óbito. Até o momento o Paraná registra 24 casos confirmados de pessoas que adoeceram pelo vírus da influenza, sendo 17 em decorrência do H1N1, e nove óbitos”, contou. Até agora, 43.726 pessoas foram vacinadas na cidade, quando a meta é imunizar mais de 168 mil. A maior preocupação, segundo o secretário é com crianças e gestantes. 

Podem ser vacinados:
- crianças, entre seis meses e menores de seis anos;
- gestantes e puérperas, que tiveram parto nos últimos 45 dias;
- idosos (e pessoas que completem 60 anos em 2019);
- trabalhadores da saúde, tanto na rede pública como privada;
- pacientes com doenças crônicas e que tenham indicação médica;
- professores em atividade;
- população indígena, incluindo crianças com mais de seis meses;
- funcionários do sistema prisional e presos.

Para receber a dose, é necessário ter em mãos a carteira de vacinação e, se possível, documento de identificação com foto. Puérperas têm que levar também o comprovante de nascimento do bebê. Já professores e trabalhadores da saúde devem apresentar sua identificação profissional. Quem tem doença crônica ou condição clínica especial precisa ter uma solicitação médica. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam. Ela não causa a gripe.

Em Rolândia
Todas as unidades de saúde da cidade estarão com as portas abertas durante o sábado, das às 8 horas às 17 horas. Não haverá pausa para almoço.
Até agora, 3.617 pessoas foram imunizadas na cidade. Neste ano, as crianças e as gestantes também vão poder atualizar a Caderneta de Vacinação de acordo com o Calendário Nacional de Vacinação, que prevê 19 vacinas, que incluem proteção contra o sarampo, difteria, coqueluche, meningite, poliomielite e outras doenças. O objetivo é resgatar os não vacinados e aumentar as coberturas vacinais nestes públicos.

Em Tamarana
Neste sábado, as unidades de saúde do Centro (Plínio Pereira de Araújo) e do Jardim Juny (Padre Carmel Bezzina) estarão abertas das 8h às 17h. Até a última segunda-feira (29), tinham sido imunizados 3.219 pessoas de um total de 5.651 pessoas que fazem parte do público-alvo, 56,9%. Os dados são da Secretaria municipal de Saúde.

A campanha termina dia 31 de maio.

(com assessorias)