O Hospital do Câncer de Londrina vai suspender cirurgias e atendimento ambulatorial a partir desta terça-feira (23) até o dia 6 de abril. A decisão acontece após aumento de casos suspeitos e positivos para Covid-19. A unidade conta com 12 pacientes positivados, 13 em quarentena e quatro aguardando confirmação diagnóstica da doença.
A direção encaminhou um ofício à promotora Suzana de Lacerda, da 24ª Promotoria de Justiça de Londrina, que trata da saúde, com cópia ao secretário municipal de Saúde, Felippe Machado. “Não temos recursos humanos e insumos suficientes para manter atendimento Covid-19 e cirurgias”, afirma o documento.
Segundo a direção médica, foram criados setores específicos para tratamento de pacientes suspeitos de coronavírus e após resultados, são dados encaminhamentos. Quando os exames apresentam negativo, retornam à unidade de internação do Hospital do Câncer.
“Com aumento de demanda, não está sendo possível referenciar os pacientes e isto tem impactado em nosso atendimento. Para dar vazão nos casos de Covid-19 tivemos que utilizar, além da ala já existente para tal finalidade, o setor onde são realizadas as pequenas cirurgias”, explica.
Ainda o ofício ressalta que não é mais possível ampliar alas sem prejuízos de outras atividades. O estoque de anestésicos e relaxantes musculares também está comprometido devido ao aumento para atendimento de Covid-19. Tem item com estoque apenas para cinco dias com previsão de entrega para 15 de abril.
Em março, o Hospital do Câncer atendeu 5.978 pacientes, sendo realizados 445 procedimentos cirúrgicos, 1.569 pacientes em quimioterapia e 242 em radioterapia. Será realizada uma limpeza no hospital com objetivo de evitar um surto de Covid-19.