Ciência e saúde

Com superlotação, superintendente do HU de Londrina busca investimentos em Curitiba

27 abr 2021 às 14:20

A superintendente do Hospital Universitário (HU) de Londrina, Vivian Feijó, está em Curitiba em busca de investimentos em um momento crítico do sistema de saúde. A unidade, segundo boletim divulgado na manhã desta terça-feira (27), está com 120% de ocupação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusiva para atendimento de pacientes de Covid-19 e com 44 pacientes aguardando por uma vaga.

Pela manhã, Vivian se reuniu com o chefe da Casa Civil, Guto Silva, e o deputado estadual Cobre Repórter (PSD), que é vice-líder do Governo, e a chefe da Divisão de Finanças do HU, Meire Mafra. Foram discutidas demandas administrativas, investimentos e projetos importantes ao hospital. Ainda não foram revelados detalhes do encontro. Posteriormente, ela se encontrou com o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, e o governador Ratinho Junior (PSD).

Na semana passada, Beto Preto esteve na região e quando questionado pela reportagem da Tarobá sobre os leitos na região, reconheceu que é preocupante. O HU, que é referência para atendimento de infectados com o coronavírus em toda a região, tem 96 leitos de enfermaria, 66 de UTI adulto e 14 de UTI pediátrica para os pacientes. Atualmente, tem pacientes de Covid-19 internados em leitos de UTI e de enfermaria não exclusivos para infecção humana pelo coronavírus.