O concurso da saúde da Prefeitura de Londrina, que será lançado ainda este ano, deve ajudar a minimizar a sobrecarga de atendimento nos hospitais de alta complexidade. O certame vai contratar profissionais que vão atuar em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Pronto Atendimento (UPA), em programas de saúde familiar.
Conforme a secretária de Recursos Humanos, Juliana Bellusci, a contratação da banca organizadora está em fase final. “Já foi feita toda a fase de planejamento, de orçamento com as bancas, licitação, análise jurídica e agora ele está na fase de contrato. Após essa fase, nós contrataremos uma banca e provavelmente a publicaremos o edital”, contou.
No total, serão 41 vagas distribuidas em 13 funções. A expectativa é que o edital seja publicado no mês novembro e as provas aplicadas em 2023.
Outro concurso para a saúde está em fase inicial de elaboração. Dessa vez, será para contratar especialistas e profissionais de outras áreas, como assistentes sociais.
Na última semana, reuniões do Comitê de Crise, com a presença de lideranças políticas e administrativas, foram realizadas, com o objetivo de buscar solucionar problemas dos hospitais do município. Os hospitais terciários alegam superlotação, principalmente por assumirem demandas de unidades secundárias, ou seja, de menor complexidade.