Ciência e saúde

Cooperativa de médicos anuncia construção de hospital em Londrina

31 ago 2021 às 20:57

Uma cooperativa de médicos anunciou a construção de um hospital na região do Jardim Botânico, zona sul de Londrina. O projeto é que seja um espaço com 15 mil metros quadrados e 150 leitos.

O hospital é uma demanda dos próprios cooperados da Unimed Londrina e acompanha o entendimento da cooperativa de que ter unidades próprias aprimora a qualidade do atendimento. “Se a gente observar, está havendo aumento da utilização hospitalar e isso na pandemia ficou muito claro. Além dessas estruturas que já utilizamos hoje, percebemos que precisamos de uma estrutura própria”, disse o presidente da Unimed Londrina, Omar Taha.

O hospital será construído na avenida dos Expedicionários. A obra está estimada em até R$ 150 milhões de reais e será feita por meio de um financiamento. A previsão inicial é que a unidade fique pronta em três anos.

Será uma estrutura para reforçar o atendimento de saúde junto a outros grandes hospitais, como o Hospital Universitário com 453 vagas, o Evangélico com 369, e a Santa Casa com 176. Uma comissão de médicos cooperados foi formada para acompanhar o andamento das obras e definir as especialidades que serão oferecidas.

“A ideia é que haja uma possibilidade futura de expansão. A gente está se aproveitando da experiência hospitalar para ter uma estimativa para iniciar com 150 leitos e, caso seja necessário, depois podemos expandir”, afirmou Taha.

Para inaugurar a unidade será necessária a contratação de 800 funcionários para funções administrativas e para o atendimento de saúde. “Empregos diretos, não estamos falando em empregos indiretos. O mais importante é que o hospital vai ser autossustentável sem onerar a cooperativa e o cooperado”, esclareceu Taha.