A Secretaria Municipal de Saúde divulgou um informe sobre quais casos podem ser enquadrados como suspeitos da doença e como o paciente deve proceder para buscar auxilio médico.
Foram criadas classificações, sobre o contexto em que as pessoas que apresentam os sintomas estiveram que pode ter gerado algum tipo de contaminação. Os casos suspeitos são divididos em duas classificações, sendo os de viajantes e os de quem teve contato próximo.
Para os viajantes os sintomas que podem caracterizar a doença, são:
Pessoa que apresente febre E pelo menos um dos sinais ou sintomas respiratórios (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, triagem intercostal e dispneia) E com histórico de viagem* para país com transmissão sustentada OU área com transmissão local nos últimos 14 dias.
Para pessoas que tiveram contato próximo
Pessoa que apresente febre OU pelo menos um sinal de sintoma respiratório (tosse, dificuldade para respirar, produção de escarro, congestão nasal ou conjuntival, dificuldade para deglutir, dor de garganta, coriza, saturação de O2 < 95%, sinais de cianose, batimento de asa de nariz, triagem intercostal e dispneia) E histórico de contato com caso suspeito ou confirmado para Covid-19, nos últimos 14 dias.
*Histórico de viagens = Países da América do Norte, Europa e Ásia.