Ciência e saúde

Covid-19: HU tem 113% de enfermaria e 97% de UTI ocupadas e faz alerta

15 fev 2021 às 16:51

Após mais um boletim de Covid-19 em Londrina registrar 100% de ocupação dos leitos exclusivos da Covid-19 do Sistema Único de Saúde (SUS), a direção do Hospital Universitário (HU) de Londrina emitiu uma nota alertando a população sobre o momento critico da pandemia. 

A unidade de saúde, que é referência em toda a região para tratamento da doença, está com 113% de ocupação dos leitos de internação em enfermarias exclusivas da Covid-19, ou seja, pacientes estão sendo acomodados em leitos de enfermaria não exclusivos para infecção do coronavírus. No caso de leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para Covid-19 a ocupação é de 97%. 

Nos leitos de Terapia Intensiva Pediátrica, exclusivos para coronavírus, a situação é bem mais tranquila com apenas 7% de ocupação. "Solicita à população de Londrina maior engajamento no que se refere ao cumprimento das medidas sanitárias que visam à redução da transmissão da Covid-19, tendo em vista evitar o colapso no sistema de saúde da região", afirma a direção por meio da nota.