Ciência e saúde

Covid-19: Ibiporã descarta compra de vacinas e vai aguardar Governo do Estado

06 jan 2021 às 21:58

O município de Ibiporã, na Região Metropolitana de Londrina, está se preparando para receber as vacinas contra a Covid-19. O prefeito José Maria Ferreira (PSD), afirmou que atualmente tem capacidade para armazenar aproximadamente 20 mil doses de uma vez. “Equipamentos de resfriamento e condições de organização de logística para atender a demanda de vacinação estão sendo estudados”, afirmou.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati (PP), assinou nesta semana um contrato de intenção de compra de vacinas do Instituto Butantan. Com isso, moradores da cidade vizinha questionaram se José Maria não deveria se antecipar e tomar a mesma atitude.  

Em entrevista à Tarobá, ele explicou que atualmente não seria possível realizar uma compra de vacinas. “Nem temos escala de demanda para fazer essas negociações. Em Londrina, a demanda é dez vezes maior que Ibiporã e fica na rabeira dessa situação. O município do porte do nosso não tem alçada para fazer uma ação dessa”, explicou o prefeito de Ibiporã.

Por outro lado, o chefe do executivo aguarda ansiosamente a liberação de uma vacina por parte da Anvisa e distribuição por parte do Governo do Estado. “Temos por definição aguardar a programação. Todas as campanhas de vacinação e custo são patrocinados por eles, como no caso dessa. Se lá na frente, houver uma demora ou ausência da presença desses órgãos vamos buscar alternativas que no momento requerer”, disse.

Reuniões estão sendo realizadas com equipes da Secretaria Municipal de Saúde para definir detalhes de como será a vacinação quando for possível. Ainda não existem protocolos de quem seriam os moradores para receber a vacina de imediato. A reportagem tentou contato com prefeitos de outras cidades vizinhas, mas as ligações não foram atendidas.

 Leia também:
Para evitar novo fechamento, comércio de Ibiporã deve ampliar horário de atendimento