Ciência e saúde

Covid-19: Prefeito acredita que 2 mil pessoas tenham sido infectadas em Londrina

15 mai 2020 às 07:25

Londrina tem atualmente 122 casos confirmados de Covid-19 e 15 óbitos pela doença. Mas a projeção real de casos do prefeito Marceloa Belinati dos casos é muito maior. "Para cada caso confirmado, temos de 15 a 20 casos que não estão confirmados, que a pessoa teve a doença, ou ainda tem e ninguém sabe. Se Londrina tem 122, então temos ao menos, 2 mil pessoas que já tiveram Covid-19 no município", destaca. A informação foi passada durante uma entrevista ao programa Tarobá Urgente desta quinta-feira (14). 

Além disso, Belinati apontou que o planejamento do poder público, a partir de agora é fazer o teste em pessoas que tenham sintomas gripais e indicação médica o que pode ajudar a controlar e pandemia.

“O dado mais concreto para que a gente tome as atitudes para proteger a vida das pessoas, não é o número de casos, mas isso pode ajudar e muito. Isso porque a cidade vai começar a testar mais, então a tendência é que o número de casos aumente consideravelmente. Queremos chegar a 300 testes por dia”.

Por conta disso, o prefeito já estima que o comércio tenha que ser fechado novamente. “Eu creio que em algum momento, em junho, a gente feche de novo. Isso porque o novo coronavírus vai esbarrar com outras infecções respiratória com Influenza, síndrome respiratória gruda grave e esse ano não vai ser diferente. A diferença é que esse ano já vacinamos muita gente”, aponta.