A Prefeitura de Londrina recomenda o uso de máscara em locais fechados e em locais abertos com aglomeração, além da necessidade da higienização das mãos com álcool em gel 70% e faz o apelo para que a população complete o esquema vacinal contra a Covid-19.
As medidas foram reforçadas em uma live com o prefeito Marcelo Belinati e secretário de Saúde Felippe Machado, na noite desta quarta-feira (25), diante do aumento de 370% dos casos ativos da doença na cidade nos últimos 30 dias e de 175% nas internações em hospitais.
O decreto de nº 56 foi editado e será publicado pelo município para a adoção de medidas de prevenção à Covid-19.
O documento esclarece que a máscara de proteção facial seja usada em terminais urbanos, transporte coletivo, escolas, faculdades e universidades. Há ainda a orientação para que janelas sejam mantidas abertas para a ventilação dos ambientes e que as pessoas que apresentarem qualquer sintoma gripal se mantenham em isolamento.
Belinati afirmou que o município não pretende impor medidas restritivas no comércio, como no início da pandemia, mas não descarta, por exemplo, que o uso de máscaras volte a ser obrigatório.
“Hoje estamos recomendando e vamos avaliar durante 15 dias. Se eventualmente, não houver resultado no sentido de diminuir o número de casos, e for a orientação de médicos especialistas, vamos ter que dar um passo para trás e tornar obrigatório uso de máscara”, ressalta o prefeito.
O aumento dos casos ativos de Covid-19 é atribuído pela prefeitura, com base em esclarecimentos de especialistas, por três motivos: o período frio, que favorece a disseminação do vírus, queda da vacinação e não obrigatoriedade da máscara.
Em relação à vacinação, de cada 100 pessoas com mais de 18 anos, 64 receberam a 3ª dose. Entre os idoso com 60 anos ou mais, apenas 34 receberam o reforço da 4ª dose.
Atualmente há 12 locais para a vacinação em Londrina, mas outras nove unidades de saúde devem contribuir para essa finalidade.
Conforme o boletim desta quarta-feira (25), Londrina está com 979 casos ativos de Covid-19. Desse total, 946 pessoas estão em isolamento domiciliar e 33 internadas: 10 em UTI e 23 em enfermaria.
“Vai ser fundamental o uso de máscara para diminuir o número de casos e internações e contamos com a participação de todos”, ressalta o secretário de Saúde, Felippe Machado.