Ciência e saúde

Covid-19: vacinação infantil tem quase 100% de adesão em distritos de Londrina

07 fev 2022 às 15:07

No último sábado (5), a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu um mutirão de vacinação contra a Covid-19, voltado à população infantil, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de quatro distritos rurais: Guaravera, Lerroville, Irerê e Paiquerê. Do total de 260 crianças agendadas, 252 compareceram na ação de vacinação, o que representa 96,9% de adesão.

Das 252 crianças vacinadas, 111 receberam a dose em Lerroville, 64 em Paiquerê, 29 em Irerê e 48 em Guaravera. O público-alvo da vacinação deste dia abrangeu crianças acima de 5 anos, com deficiências permanentes ou comorbidades, e as crianças de 7 a 11 anos sem comorbidades. Para tornar a iniciativa mais lúdica, as equipes vacinadoras estiveram acompanhadas por personagens infantis, como o Zé Gotinha e super heróis.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, disse que a vacinação nos distritos ocorreu de forma muito organizada e teve poucas abstenções. “Sabemos da importância da vacinação para as crianças, ainda mais agora com a voltas às aulas. Além disso, com a variante Ômicron o índice de transmissão segue em níveis altos, por isso as crianças que estão dentro da faixa etária da vacinação e ainda não foram imunizadas devem receber a dose, mediante agendamento pelos pais os responsáveis”, enfatizou.

A vacinação voltada ao público infantil prosseguirá durante esta semana, em todos os distritos, inclusive nos que participaram da ação no último sábado (5), com dia e horário agendados. No caso dos distritos, os pais ou responsáveis podem ligar na UBS mais próxima de sua residência para fazer o agendamento prévio da dose.

Na cidade, a vacinação está ocorrendo exclusivamente no Centro de Imunização da Zona Norte, durante a semana e final de semana. Neste caso, o agendamento da vacinação deve ser feito no Portal da Prefeitura (aqui). 

Neste momento, em Londrina está liberado o agendamento para as crianças com mais de 7 anos, sem comorbidades, que tiveram o cadastro prévio aprovado, e as acima de 5 anos, com deficiências permanentes ou comorbidades, que fizeram o cadastro prévio e entregaram a documentação comprobatória.

No ato da imunização, é necessário apresentar um documento da criança, preferencialmente com foto, como o RG, ou certidão de nascimento, mais o comprovante de agendamento emitido no Portal da Prefeitura, que contém o QR Code. Os pais ou responsáveis legais também devem apresentar um documento pessoal de identificação com foto, como RG ou CNH.

Para receber a vacina pediátrica contra a Covid-19 a criança não deve ter recebido nenhuma outra vacina nos últimos 15 dias. Além disso, caso tenha positivado para Covid-19, o paciente poderá se vacinar após um período de pelo menos 30 dias.