O Hospital Infantil Sagrada Família, em Londrina, confirmou na manhã desta quinta-feira (14) dificuldade em encontrar médicos pediatras disponíveis para fechar todas as escalas de plantão. No início da noite de quarta-feira (13), foi suspenso o recebimento de novos pacientes no pronto-socorro por conta da falta de médicos.
Os atendimentos voltaram ao normal na manhã de quinta-feira. Segundo nota enviada pela assessoria, a direção do Hospital está em constante busca de soluções para a questão de preenchimento das escalas, mas em alguns períodos é obrigada a suspender o atendimento por falta de profissional.
Assim como o Hospital Infantil, o Pronto Atendimento Infantil de Londrina (PAI) também sofre com a crise na pediatria. A Secretaria de Saúde de Londrina encaminhou um ofício, na última terça-feira (12), à Associação Médica de Londrina (AML) pedindo ajuda dos médicos pediatras associados para realizarem atendimentos nos plantões. A unidade enfrenta uma situação crítica de superlotação desde o início do mês e a prefeitura está com dificuldade na contratação de médicos para suprir a demanda.
Na terça-feira (12), Machado participou de uma sessão da Câmara de Londrina para falar sobre a situação dos atendimentos do PAI. Segundo ele, a demora por atendimentos na unidade dobrou em abril com relação aos primeiros meses do ano, com espera, em média, de quatro horas e oito minutos pela consulta.