Os profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 começaram a ser vacinados nesta quarta-feira (20). Os médicos, enfermeiros, auxiliares e profissionais que fazem diagnostico de imagem do Hospital do Coração receberam a primeira dose. Ao todo, 700 funcionários das duas unidades vão ser imunizados nessa fase.
Segundo o secretário de Saúde, Felippe Machado, critérios técnicos estão sendo usados para definir quem será vacinado nesta etapa. Apenas quem atua na linha de frente junto aos pacientes contaminados pela Covid-19 ou com suspeita, serão imunizados nesse momento.
A explicação foi dada após os funcionários do Cismepar, Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Paranapanema reclamarem que ficaram de fora da vacinação.
Em dezembro, 14 trabalhadores do consórcio testaram positivo para coronavírus. Por isso, o local teve que ser fechado e os atendimentos ambulatoriais suspensos por orientação da vigilância.
No mesmo mês, um assessor técnico-científico da unidade morreu da doença. O homem de 56 anos tinha sido afastado das atividades após apresentar os primeiros sintomas de Covid-19. Ele chegou a ser internado no Hospital do Coração e mas não resistiu e morreu.
Doses: quem vai ser vacinado agora?
O secretário também explicou que das pouco mais de 9 mil doses que chegaram em Londrina, cerca de 8 mil serão usadas para imunizar os profissionais de saúde e outras 1000 vão vacinar idosos e funcionários de instituições de longa permanência.
Ele aponta ainda que todas as doses serão usadas para a primeira etapa de vacinação e que a o Governo do estado, já teria feito reserva da segunda dose. O segundo lote de vacinas ainda não tem prazo para ser entregue.