Ciência e saúde

De 11 suspeitas de sarampo, 4 são confirmados como dengue

26 set 2019 às 11:47

Segundo o último boletim da Secretária Municipal de Saúde, Londrina 7 casos de sarampo em investigação. Todos aguardam exames. Mas a cidade já registrou até agora 11 notificações da doença, sendo que dessas quatro suspeitas foram descartadas e confirmadas como dengue.

“O que circula com mais frequência no município é a dengue e em parte dos sintomas podem até ser confundidos. Mesmo a vermelhidão sendo um pouco distintas, se a pessoa ano saiu do município, é mais fácil ser dengue que sarampo”, aponta a diretora de Vigilância em Saúde, Sônia Fernandes.

Segundo Fernandes a dengue exige um cuidado maior que sarampo, mas as duas doenças tema acompanhamento clínico diferenciado. A recomendação aos médicos é que se faça a testagem para dengue e após isso o sarampo, mas muito pacientes têm sido levados por informações alarmadas. “Precisamos fazer o alerta aos profissionais e a população de que hoje em Londrina o risco maior é de dengue, e as pessoas precisam se preocupa ainda com a doença”.

Dos pacientes que estão com suspeita da doença, três deles tiveram contato com pessoas ao estado de São Paulo, onde há surto da doença e outras quatro com pessoas de Maringá. Entre os pacientes há uma criança e os outros são adultos.

A vacinação de crianças de 6 meses e menores de 1 anos segue na cidade, mas a procura está baixa. “Até o momento, esperávamos estar com a cobertura de 90% do público-alvo, mas não chegamos a 50%”, conta.