Ciência e saúde

Dengue: Cascavel chega a mais de 4,8 mil casos e Secretaria de Saúde pede mobilização dos cascavelenses

19 mai 2020 às 17:25

O inimigo já é bem conhecido. Apesar de pequeno, o mosquito da dengue pode ser fatal. Apenas uma picada do Aedes pode adoecer e até levar à morte. E é por isso que Secretaria de Saúde reforça o pedido à população de Cascavel: limpe seu quintal e elimine criadouros do mosquito.

De acordo com o novo Boletim Epidemiológico da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), referente ao período de julho de 2019 até esta terça-feira (19), Cascavel tem o total de 8.996 notificações.

Desse total, 4.831 casos foram confirmados de dengue. Além disso, os números podem aumentar ainda mais, uma vez que 1.851 pessoas estão aguardando exame. Outros 2.314 casos foram descartados.

Os bairros mais afetados, conforme o boletim, são Interlagos, Brasmadeira, Brasília, Cascavel Velho e Centro, respectivamente, com 561 casos, 370, 318, 257 e 204 registros da doença.

CONFIRA OS DADOS COMPLETOS AQUI

QUADRIMESTRE

O município não tem poupado esforços no combate à dengue. Neste primeiro quadrimestre de 2020, já foram realizadas aproximadamente 10 mil inspeções em terrenos baldios e mais de 137 mil visitas domiciliares pelo agentes de Endemias.

Para denúncias, os cascavelenses podem acionar a Ouvidoria do Município pelo 156 ou pela 3902-1343 na Divisão de Vigilância de Saúde Ambiental.

MORTES

Em Cascavel, já são três óbitos confirmados pela doença. As vítimas foram um jovem de 21 anos, uma senhora de 60 anos e um homem de 81 anos. Além disso, a Vigilância Epidemiológica está investigando três mortes suspeitas por dengue, em todos os casos os pacientes tinham sinais alarme e também comorbidades. Os casos são duas senhoras de 66 anos e um senhor de 65 anos de idade. Para todos os casos foram encaminhados exames para o Lacen (Laboratório Central do Estado do Paraná), em Curitiba.

CALL CENTER – SINTOMAS DE DENGUE

Tem sintomas de dengue? Acione o Call Center 3096-9090 e digite a opção número 3. O ramal é destinado para orientações em relação aos sintomas da dengue. As queixas para a doença são: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor nas articulações, febre, manchas e coceira na pele, náuseas e dor abdominal. Os casos são notificados e, se necessário, encaminhados a uma unidade de saúde. 

ASSESSORIA