Ciência e saúde

Dia D imuniza quase 2,5 mil contra poliomielite em Londrina

19 out 2020 às 11:43

Quase 2500 crianças foram imunizadas no último sábado (17), no Dia D de vacinação contra poliomielite. No dia de campanha nacional, também foi hora de pais e resposaveis atualizarem a carteirinha vacinal de crianças e adolescentes. Foram aplicadas 2.491 doses da Vacina Oral Poliomielite (VOP), em crianças de e 1 a 4 anos, público-alvo da vacinação.

Desde o início da campanha, no dia 28 de setembro, foram aplicadas 3.864 doses em Londrina, o que representa uma cobertura de 14,7% da meta de 26.264. O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, classifica o Dia D como uma ação positiva. “Lembrando que a vacinação continua, até o final de outubro, e reforçamos a importância da conscientização dos pais e responsáveis, para que levem seus filhos para serem imunizados. Essa é uma dose extra, independente da situação vacinal da criança”, enfatizou.

A vacina está sendo ofertada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), exceto nas respiratórias (Jardim Guanabara/Centro, Bandeirantes/Oeste, Ouro Branco/Sul, Chefe Newton e Maria Cecília/Norte e Vila Ricardo/Leste). Para ser imunizado é necessário agendar um horário, por telefone, na UBS de referência.

A medida visa evitar aglomerações, por conta da pandemia do novo coronavírus. Confira a lista das unidades, endereços e telefones no Portal da Prefeitura (clique aqui). No ato da vacinação é necessário levar um documento da criança e é desejável que se tenha a Carteira de Vacinação em mãos.

Também é possível receber a dose na Central de Imunização, criada especificamente para essa finalidade, por meio de agendamento eletrônico no Portal da Prefeitura de Londrina (clique aqui). O local funciona no CMEI Valéria Veronesi (Supercreche), na Rua Benjamin Constant, 800, de segunda a sexta-feira, das 14 às 20 horas.

A campanha de multivacinação, que está acontecendo simultaneamente com o foco de atualizar a carteira vacinal das crianças e adolescentes de até 15 anos, também acontece nos mesmo locais. Dentro da oferta, estão vacinas como BCG, contra a tuberculose; pentavalente, que previne a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e influenza B; rotavírus humano, contra a diarreia; pneumocócica 10, que evita a pneumonia meningite e otite; meningocócica C e ACWY,contra meningites; tríplice viral,contra o sarampo, caxumba e rubéola, vacina HPV, que evita tipos de câncer em jovens; hepatite A; febre amarela; varicela.