Ciência e saúde

Dia das Mães pode acelerar propagação da Covid-19 em Londrina

27 abr 2021 às 10:41

A proximidade do Dia das Mães, no segundo domingo de maio, levanta uma preocupação em Londrina: o possível aumento de casos de Covid-19 na cidade.

Segundo o Laboratório de Análises Numéricas da UEL, que faz o acompanhamento da pandemia em dados, está comprovado que após datas comemorativas e feriados, os casos aumentam. Um exemplo é a mesma data, mas no ano passado. Até Dia das Mães em 2020, a cidade somava 112 confirmações. Porém, houve um salto duas semanas e o número mais que dobrou, chegando a 272 casos positivos.

“Nas equações matemáticas, a gente afere a questão da interação entre de pessoas suscetíveis a pegar o vírus com pessoas infectadas. Então, a hora que acontece esse encontro com as pessoas, é quando começa o processo de infestação, processo de espalhamento da doença”, aponta o coordenador do Laboratório de Análises, Eliandro Cirilo.

Londrina atualmente tem o R0 estimado de 0,2. R0 é o potencial de propagação de um vírus dentro de determinadas condições. O número na cidade, agora, é considerado baixo, e quer dizer que 100 pessoas que têm o vírus estariam transmitindo para outras 20. Isso pode apontar uma tendência leve de queda. No entanto, um descuido pode fazer com que esse índice volte a subir. E não adianta usar a desculpa da vacinação.

“É importante frisar que a vacinação não nos impede de ter a doença. O que a vacinação hoje está mostrando é que ela provavelmente vai tirar o risco da morte. Porém, há o risco ainda de transmissão da doença, pois alguém vacinado pode ter sintomas leves ou até ficar assintomático”, diz o médico da vigilância epidemiológica, Fábio Garani.

Por isso, o médico garante, que o melhor ainda é manter o distanciamento social. “A nossa preocupação é que porque em uma reunião familiar, por menor que seja, se houve rum infectado isso pode espalhar para toda essa família”.