Ciência e saúde

Disque-Coronavírus passa a oferecer psicólogos para comunidade

08 mai 2020 às 19:10

Em Londrina, toda pessoa que estiver com sintomas gripais ou respiratórios, pode entrar em contato com profissionais de saúde, por telefone, para saber qual procedimento deve adotar. O Disque-Coronavírus funciona desde o final de março pelo número 0800-400-1234, e já atendeu mais de 1.400 ligações. O serviço é resultado de uma parceria da Secretaria Municipal de Saúde com a Universidade Estadual de Londrina (UEL). E agora, além de orientações sobre Covid-19, a comunidade conta também com psicólogos em atendimento remoto.

As ligações para o Disque-Coronavírus são gratuitas, no telefone fixo e celular, e o atendimento sobre a doença ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. Além de tirar dúvidas dos pacientes sobre os sintomas de coronavírus, os atendentes informam se é preciso ir até uma unidade de saúde, com base nas informações repassadas.

Também está disponível o chat inteligente Corona AI. Por meio de sistema automatizado com mensagens instantâneas, qualquer pessoa pode tirar dúvidas e obter informações, seguras e confiáveis, referentes ao coronavírus. A plataforma digital funciona 24h, no site www.coronaai.uel.br.

Em abril, o Disque-Coronavírus passou a contar com profissionais de Psicologia para acolherem as ligações feitas por servidores municipais, que estejam enfrentando dificuldades emocionais durante a pandemia. Agora, essa opção foi estendida à população em geral, no mesmo telefone e horário de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A psicóloga Rafaela Weidmann, do NASF, explicou que o canal de comunicação com os servidores foi criado tendo em vista o alto nível de estresse, ansiedade e medo que muitos podem vivenciar nesse momento, por conta da pandemia. 

“Entendemos que a saúde física e emocional de todos os envolvidos no combate ao coronavírus precisa de uma atenção especial. São pessoas que todos os dias saem das suas casas, deixando seus familiares, para cuidar de outras vidas. E o teleatendimento foi a alternativa viável e mais segura para ofertar esse suporte. Nosso objetivo é garantir esse espaço de acolhimento e escuta qualificada para todos os servidores”

Números
O levantamento realizado pela UEL, de 31 de março a 5 de maio, apontou que o Disque-Coronavírus registrou 1.455 atendimentos no período. Dentre essas chamadas, a maioria é do público feminino, 65%. E, além de Londrina, com 1.399 ligações no total, houve chamadas originadas de outras cidades. Atuam pela UEL dez alunos bolsistas, três pós-graduandos orientadores, e sete colaboradores voluntários do curso de Farmácia. Da Secretaria Municipal de Saúde, são cinco médicos.