Dois moradores de Cambé registraram, em vídeos, falhas na aplicação da vacina contra Covid-19 na cidade. Um dos casos é o do instalador automotivo, Ronaldo de Oliveira.
No vídeo é possível ver que a profissional de saúde aplica a agulha no paciente, porém não aperta o embolo para liberar o líquido da vacina.
Ronaldo percebeu a falha na hora e avisou a profissional, que reaplicou a vacina.
O outro caso foi de uma mulher, que também foi picada pela agulha, mas o embolo da seringa não foi apertado.
Em nota a prefeitura de Cambé informou que “o prefeito Conrado Scheller determinou o afastamento das enfermeiras e a instauração de uma sindicância para apurar os fatos e buscar responsabilização administrativa e criminal delas em caso de comprovada má fé.”
De acordo com a Secretaria de Saúde da cidade, nas duas ocorrências, após verificada a não aplicação, as duas pessoas receberam corretamente a dose da vacina.
Ainda segundo a Prefeitura, a determinação para a equipe de aplicação é de mostrar ao cidadão o frasco com a vacina com lote e data de validade, a seringa cheia antes da aplicação e a seringa vazia após a vacina ser aplicada. “Pedimos a todos que forem se vacinar, que confiram se estes passos estão sendo seguidos por nossa equipe”, afirmou a Prefeitura.
Denúncias de irregularidades ou dúvidas sobre o processo de vacinação podem ser feitas na Secretaria de Saúde, pelo telefone 3174-0512 (WhatsApp), ou na Ouvidoria Municipal no site da Prefeitura ou pelo telefone 156.