Ciência e saúde

Duas escolas abrem para vacinação contra a gripe neste sábado

31 jul 2020 às 07:37

A vacinação contra a gripe ocorre neste sábado (1) em duas escolas de Londrina. Todas as 7 mil vagas que haviam sido abertas para agendamento prévio, via internet, já foram preenchidas e, serão aplicadas, das 8h às 18h. Não existem mais vagas disponíveis. O público-alvo é qualquer pessoa de Londrina, acima de seis meses de idade.

Serão 3,5 mil doses no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Valéria Veronesi, na rua Benjamin Constant, 800, centro; e outras 3,5 mil doses na Escola Municipal Moacyr Teixeira, localizada na rua Luís Brugin, 775, região norte.

A assessora técnica da Diretoria de Atenção Primária, da SMS, Daniela Gomes SMS, reforçou o pedido para que todos aqueles que realizaram agendamento não deixem de comparecer ao local indicado. “Muitas pessoas fazem o agendamento, que é uma medida de segurança neste período de pandemia, mas acabam não comparecendo aos pontos de vacinação. Isso faz com que ocupem desnecessariamente vagas de outras pessoas que desejariam ser imunizadas e acabam não conseguindo por esse motivo”, frisou.

No momento da vacinação, é necessário apresentar um documento pessoal com foto. Para as crianças, também é solicitada a carteira de vacinação. O lote de 7 mil doses disponíveis para a ação de sábado (1) faz parte do estoque restante da última Campanha Nacional de Vacinação, encerrada no dia 30 de junho. Aproximadamente 180 mil pessoas receberam a vacina, desde o início da campanha.

A vacina aplicada é a trivalente, que protege contra os três subtipos mais comuns do vírus Influenza. Atualizada anualmente, a versão da vacina previne o contágio pelos subtipos que mais circularam no hemisfério sul, incluindo o H1N1. Além das medidas de higiene e etiqueta respiratória, a vacina é a forma mais eficaz de prevenção contra influenza.