Ciência e saúde

Em menos de dois meses, hospital mantido por Itaipu fez 3 mil testes de Covid-19

22 jun 2020 às 17:30

O Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), mantido pela Itaipu, já fez três mil exames de covid-19 desde quando foi habilitado pelo laboratório Central do Estado (Lacen) a fazer os testes, no dia 27 de abril. Providencial para a obtenção de diagnóstico rápido e confiável, os testes do HMCC também ajudam traçar um panorama epidemiológico real em Foz do Iguaçu e região, de onde vieram as amostras.  

Esses exames incluem os 35 casos positivos de São Miguel do Iguaçu (PR). A comunidade está isolada por determinação do Ministério Público. Uma força-tarefa foi montada para acompanhar e evitar a propagação da doença no local. Nesta segunda-feira (22), uma equipe novamente voltou à área para aplicar mais testes e fazer um levantamento das necessidades do povo Avá-Guarani que habita a reserva.

Todas as medidas são feitas em consonância com as diretrizes do governo federal.

A análise dos testes é feita pelo Centro de Medicina Tropical (CMT), unidade de Biologia Molecular da Fundação de Saúde Itaiguapy, que administra o HMCC, com foco na 9ª Regional de Saúde, composta por nove municípios da microrregião de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná.

A Itaipu Binacional investiu R$ 15 milhões na Fundação para a criação de uma ala exclusiva de atendimento de covid-19, com 15 leitos de UTI e 12 semi-intensiva, e na aquisição de testes de Reação em Cadeia de Polimerase (PCR), medicamentos e respiradores para atender a demanda da região.

Os testes de PCR para identificação em tempo real da presença do coronavírus são feitos em pacientes internados no HMCC e também nas pessoas que tiveram as coletas feitas pelas secretarias de saúde dos municípios da 9ª Regional de Saúde. As amostras recebidas têm diagnóstico em no máximo 24 horas, mas, normalmente, os resultados saem em 12 horas ou menos.

Mês a mês

Em maio, de Itaipulândia foram nove casos; Matelândia, 12; Medianeira, 20; Missal, 15; Ramilândia, 11; Serranópolis do Iguaçu, 5, Santa Terezinha de Itaipu, 89, São Miguel do Iguaçu, 12, e Hospital Municipal de Foz, 19. No total, 195 exames no mês.

Já em junho, o HMCC fez 995 exames, dos quais 94 de Itaipulândia, 123 de Matelândia, 160 de Medianeira, 52 de Missal, 51 de Ramilândia, 54 de Serranopólis do Iguaçu, 179 de Santa Terezinha de Itaipu, 181 de São Miguel do Iguaçu. De Foz, foram 101. Os demais são referentes a exames internos de rastreamento.

Com informações: Portal Cidade