Ciência e saúde

Enfermeira do HU será a primeira vacinada em Londrina

19 jan 2021 às 09:45

A primeira pessoa vacinada em Londrina será uma enfermeira do Hospital Universitário. Fátima Hirth Ruiz, 52 anos, é profissional da linha de frente do combate à Covid-19 e além de trabalhar no hospital, também está na UPA e no SAMU. Ela é a coordenadora do Hospital de Retaguarda no HU.

A informação foi confirmada pela 17ª Regional de Saúde e pela superintendência do HU. "Estamos monitorando a chegada das doses a Londrina. A expectativa é que o mau tempo não atrapalhe o pouso da aeronave que vem de Curitiba", afirmou a chefe da 17ª Regional de Saúde, Maria Lúcia Lopes. 

A vacinação deve ter início a partir desta terça-feira (19), assim que as doses chegarem ao município. A previsão é que o avião pouse na cidade por volta das 10h30 e na sequência, a vacina será encaminhada ao HU onde ocorrerá  vacinação simbólica.

LEIA MAIS
Dia D e hora H: Vacinas contra Covid-19 chegam nesta terça a Londrina

Segundo o secretário de Saúde, Felippe Machado, outros profissionais da linha de frente do combate à doença devem ser vacinados ainda nesta terça. Isso vai acontecer assim que houver a liberação das doses por parte da 17ª Regional de Saúde.

Ao menos 60% das 14 mil doses que desembarcarem na cidade, vão ficar em Londrina e serão usadas na vacinação dos grupos prioritários. "Essas doses serão usadas para a primeira fase da vacinação. A segunda dose, necessária para a imunização será encaminhada nas próximas semanas". 

O restante das vacinas, cerca de 40% do lote, será destinado aos outros 20 municípios que integram a 17ª Regional de Saúde.