Ciência e saúde

Enfermeiras participam de capacitação sobre violência contra a mulher

14 mai 2021 às 18:47

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM), promoveu, nesta quinta (13) e sexta-feira (14), uma capacitação para profissionais de saúde do Hospital Araucária de Londrina, alusiva à Semana da Enfermagem.

O objetivo foi sensibilizar e capacitar as participantes sobre a Lei Maria da Penha e as formas de violência doméstica e familiar contra a mulher, assim como orientá-las sobre os serviços da Prefeitura e da rede municipal de atendimento às mulheres. As rodas de conversa foram realizadas pela secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, e pela diretora de Atendimento Especializado à Mulher, Lucimar Rodrigues.

Fernandes salientou que o trabalho de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem deve ser ainda mais enaltecido no momento atual, pois são esses profissionais que acolhem, amparam e cuidam de quem apresenta problemas de saúde e busca tratamento hospitalar. Segundo ela, essa foi uma das principais motivações para conduzir a capacitação, que faz referência ao Dia Internacional da Enfermagem, celebrado em 12 de maio.

“Além disso, é notório que as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar podem apresentar inúmeros problemas de saúde, decorrentes da situação em que se encontram. Portanto, a capacitação e sensibilização dos profissionais de saúde, especialmente das enfermeiras, nos ajudará a romper muitos ciclos de violência, por meio do encaminhamento da mulher para os serviços especializados”, disse a secretária de Políticas para Mulheres.

A gerente de Enfermagem do Hospital Araucária, Juliana Doering Gimenez, explicou que a Semana da Enfermagem é uma forma de agradecimento a esses profissionais por tanta dedicação no cuidado com as pessoas. “Estamos aproveitando a oportunidade para abordar a violência contra a mulher, que é um tema muito relevante para a sociedade. É preciso que todos se empenhem para combater os relacionamentos abusivos, que trazem inúmeros malefícios à mulher, incluindo problemas de saúde”, afirmou.