Ciência e saúde

Enfermeiros fazem manifestação exigindo pagamento de piso

29 jun 2023 às 13:21

Enfermeiros de todo o país começaram a quinta-feira (29) com manifestações, reivindicando melhores salários. Em Londrina, a categoria se concentrou na Concha Acústica.


Em 2022, a classe foi favorecida com um benefício salarial, no piso, mas, nas vias de fato, ainda não houve o recebimento dos valores.


O motivo do não recebimento é que as empresas privadas de Saúde, entraram com um recurso, no Supremo Tribunal Federal (STF), suspendendo o pagamento deste piso, alegando uma alta oneração.


Às vésperas da votação deste recurso, pelo STF, Enfermeiros realizam a manifestação em prol da aprovação, efetiva, do piso.


Fabio Olin, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina (Sindserv) ressalta que “a implementação do piso para a Enfermagem está, desde o ano passado em vigor, porém, os estabelecimentos de saúde entraram com uma lei, no STF, impedindo que estes trabalhadores tenham acesso a este  direito. Infelizmente, o STF vem se demonstrando contrário ao direito do trabalhador”.


Por enquanto, as manifestações não interferiram nos serviços de saúde, mas há hipótese de greve para o caso do piso não ser votado favorável à categoria.