Ciência e saúde

Epidemia: Cascavel tem 3.699 casos de dengue

07 mai 2020 às 14:48

A dengue, infelizmente, mata. Em Cascavel, já são três óbitos e 3.699 confirmados pela doença. As vítimas foram um jovem de 21 anos, uma senhora de 60 anos e um homem de 81 anos. Neste novo boletim, a dengue se revelou mais uma vez fatal, a Vigilância Epidemiológica está investigando três mortes suspeitas por dengue, em todos os casos os pacientes tinham sinais alarme e também comorbidades.

A Incidência por 100.000/habitantes é de 1.059. 

Veja o informativo: Informativo Dengue 07-05-20.pdf

O governo municipal tem realizado ações com agentes de Endemias e também mobilizações com as participações de outras secretarias, como Meio Ambiente, Finanças e também o Território Cidadão.

Os bairros mais afetados, conforme o boletim, são Interlagos, Brasmadeira, Cascavel Velho e Brasília, respectivamente, com 499 casos, 345, 199 e 189 registros da doença.

FUMACÊ
Por conta da situação, o Município fez uma nova solicitação de Fumacê para a 10ª Regional de Saúde. O pedido será encaminhado para a Secretaria Estadual de Saúde. O equipamento, que dissemina o inseticida por meio de um veículo, foi solicitado para 28 localidades de Cascavel. O Objetivo é usá-lo nas regiões Norte, Sul e Oeste da cidade, as mais infestadas pela dengue.

CALL CENTER – SINTOMAS DE DENGUE
Tem sintomas de dengue? Acione o Call Center 3096-9090 e digite a opção número 3. O ramal é destinado para orientações em relação aos sintomas da dengue. As queixas para a doença são: dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor nas articulações, febre, manchas e coceira na pele, náuseas e dor abdominal. Os casos são notificados e, se necessário, encaminhados a uma unidade de saúde. Em situações mais graves, os cascavelenses podem ir direto a uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento).