Ciência e saúde

Epidemia de dengue: três cidades da região estão em alerta

21 abr 2022 às 15:39

A 17ª  Regional  de Saúde  está  em alerta  para a dengue e três municípios  são acompanhados de perto: Rolândia, Primeiro de maio e Londrina. Por aqui, em uma semana o número  de casos  deu um salto de 197 para 260.

Apenas três cidades não têm casos confirmados até agora: Mirasselva, Cafeara e Prado Ferreira.

O estado do Paraná vive uma epidemia de dengue. De agosto até agora, são mais de 80 mil notificações,  quase 15 mil na última semana e 5 mortes.

Dos 399 municípios, 365 têm casos notificados, 287, com confirmações.

“A equipe de vetor da 17ª Regional de Saúde vai para o campo, acompanha os agentes de endemia, identifica as fragilidades que o município tem e apoia naquilo que está ao nosso alcance para fazer a correção. A equipe de vigilância faz o acompanhamento para ver se há consistência nas notificações e se são encerradas. As vezes o município tem bastante notificações, mas não está explodindo de casos”, explica o chefe da vigilância ambiental, Cristina Ferraz.

Atualmente, a região oeste do Estado está em situação mais crítica e isso aumenta a preocupação. Com temperaturas mais baixas, se esperava uma queda no número de casos e não esse aumento que vem sendo registrado.

“Era esperado um declínio. Estamos dentro do outono, caminhando para o inverno, então a gente não esperava que houvesse o crescimento e isso mostra preocupação, pois há adaptação do vetor ao clima”, ressalta o chefe da vigilância ambiental.