Ciência e saúde

Fake news: prefeitura de Rolândia nega que reação à vacina tenha adoecido secretária de Saúde

24 nov 2021 às 17:21

A equipe da secretaria de Saúde de Rolândia emitiu uma nota para desmentir fake news envolvendo a secretária Paloma Pissinati, internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde a última segunda-feira (22). O motivo do texto é o compartilhamento de notícias alegando que ela teria adoecido por conta da reação à vacina da Covid-19.

Segundo a nota, beira o absurdo algumas insinuações em redes sociais e grupos de WhatsApp sobre o estado de saúde da secretária. A equipe ressalta, ainda, que Paloma acredita na ciência e sempre lutou para disponibilizar a vacina para a população. “Ela não tomou a terceira dose contra a covid-19 porque não havia chegado sua vez para tomar o reforço. Ela tomou as duas doses”.

A nota reforça que em nenhum momento, durante a pandemia, Paloma positivou para a Covid-19 e que, mesmo internada, está negativa para a doença. “Ela está internada por outros motivos, que desencadearam a embolia pulmonar”, disse o texto.

Segundo o último boletim de saúde divulgado pelo Hospital Universitário de Londrina na tarde desta quarta-feira (24), houve uma piora do quadro neurológico. Ela segue em coma induzido mantida com suporte de ventilação mecânica. Paloma está internada com o diagnóstico de tromboembolismo pulmonar agudo.

Veja nota na íntegra:

A equipe da secretaria de Saúde vem a público agradecer as manifestações de apoio e orações pela vida da nossa secretária Paloma Pissinati, que está na UTI, do HU, em Londrina.
De modo desrespeitoso e com mentiras (fake news), beira o absurdo algumas insinuações em redes sociais e grupos de WhatsApp.
Paloma sempre lutou para disponibilizar a vacina e proteger a população. Ela acredita na ciência e ainda não tomou a terceira dose contra a covid-19 por que não havia chegado sua vez, para tomar o reforço. Ela tomou duas doses.
Paloma sempre trabalhou muito para proteger todos, disponibilizando  médicos  no PA e conseguindo as vacinas para oferecer  a maior cobertura  vacinal possível  à  população!
Felizmente, em nenhum momento durante a pandemia, ela positivou para a Covid-19 e que mesmo agora ela está  negativa para a doença.
Ela está internada por outros motivos, que desencadearam a embolia pulmonar.
Momento de orar, rezar, torcer. Ter respeito. E sem insinuações, mentiras nem fake news.