Ciência e saúde

Festas de fim de ano impactam no número de casos da Covid-19

04 jan 2023 às 15:05

As aglomerações registradas em festas de fim de ano, como no Natal e Ano Novo, contribuem para uma alta no número de casos da Covid-19. Em Londrina, o último boletim semanal da doença, divulgado no dia 30, computou 1.703 novos casos positivos e cinco mortes.


Segundo o pneumologista Claudio Rezende, a nova variante em circulação é menos grave, porém mais infectante. O alerta é para que as pessoas mantenham a vacinação em dia para que caso positivem, não desenvolvam o quadro grave da doença.


“Quem tem asma, enfisema, por exemplo, deve tomar mais cuidado ainda e não se expor a pessoas com os sintomas respiratórios. As pessoas que estão com sintomas respiratórios precisam fazer o teste e se der negativo e ainda tiver com dúvida, deve repetir o teste em 48h”, explicou.


Além do coronavírus, há pelo menos outros cinco vírus respiratórios circulantes. Assim como o número de casos, o número de internações tem crescido.


Em relação a um risco de surto da doença, o especialista afirmou que é difícil fazer tal previsão, já que a Covid-19 é bastante mutável. "As pessoas precisam se proteger e prestar atenção no noticiário e nas orientações do poder público”, falou.


O esquema vacinal precisa ser reforçado com novas doses para maior proteção. “Exatamente como temos a vacina anual contra a gripe, também vamos ter a vacina anual ou bianual contra a Covid”, completou Rezende.