O secretário municipal de Saúde, Felipe Machado, participou ao vivo do jornal Tarobá Notícia e afirmou que a próxima semana será decisiva no combate ao coronavírus diante do colapso dos hospitais em Londrina.
Com a estabilidade no número de casos, apesar do número elevado, a expectativa é de uma tendência de queda nos números de confirmações de pacientes com Covid-19 e óbitos, no entanto, ele ressalta que é fundamental que a população fique em casa durante o feriado prolongado da Páscoa. Na coletiva do Comitê de Crise nesta sexta-feira (26), os gráficos da 17ª Regional de Saúde apontam mostram que os casos cresceram de maneira significativa após as festas de final de ano e o Carnaval.
“É hora de evitar viagens, festas e aglomerações. Aproveite para descansar apenas com a família e pessoas do convívio diário. Nosso apelo para que cada cidadão faça sua parte”, afirmou ao lembrar que nos últimos 20 dias a fila de espera por um leito se manteve em 1 mil paranaenses, em média.
Vacinas
Machado confirmou que mais 12.700 doses de vacinas foram entregues pela 17ª Regional de Saúde para Londrina. O objetivo é encerrar a faixa etária de 70 anos e acima e a partir de segunda-feira (29) fazer o planejamento para imunização de aproximadamente 20 mil habitantes de Londrina entre 65 e 69 anos.
Para evitar uma nova queda no sistema por conta do congestionamento de usuários, o secretário afirmou que uma equipe está trabalhando neste fim de semana de maneira preventiva e que um novo servidor exclusivo deve auxiliar na demanda por agendamentos.
ASSISTA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA NO VÍDEO