Ciência e saúde

Fiscalização da máscara vai ser no sentido de orientação, diz prefeito

17 mar 2022 às 15:24

O prefeito Marcelo Belinati falou nesta quinta-feira (17) sobre como vai ser a fiscalização da população em relação ao uso de máscaras em Londrina, depois do decreto de flexibilização do item de proteção em lugares abertos.

Segundo Belinati, a inspeção vai ser no sentido de orientação. “É uma coisa tão difícil. Por maior que seja a fiscalização de todos os órgãos governamentais, seja da prefeitura ou do estado, nunca vai ter como ter um fiscal em todos os lugares”, declarou.

O pedido do prefeito é para que as pessoas continuem a utilizar a máscara em locais fechados. “Nesses lugares, está todo mundo junto, então se tiver alguém com covid a transmissão vai ser mais fácil. O que a gente pede é que as pessoas tenham a consciência de saber que ao utilizar a máscara em local fechado, ela está protegendo a saúde dela e da família dela”, disse.

Londrina seguiu o decreto Estadual publicado na última quarta-feira (16), que trata da utilização de máscaras de proteção. Conforme a nova legislação, o uso em espaços ao ar livre será opcional a partir desta quinta-feira (17), enquanto em locais fechados (eventos, transporte público, trabalho ou comércio) o uso será obrigatório. 

A liberação também vale para crianças menores de 12 anos. Para esse público, a desobrigação é tanto para espaços abertos quanto para fechados. A decisão fica a critério dos pais.