A partir de segunda-feira, as doses que sobrarem da campanha de vacinação contra a gripe serão ofertadas para toda população.
A campanha termina nesta sexta-feira (31) e desde abril estava restrita a grupos prioritários: crianças com idade entre seis meses menores de seis anos, gestantes, puérperas - que são mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, idosos acima de 60 anos, povos indígenas, professores, trabalhadores da saúde, portadores de doenças crônicas, população carcerária, jovens sob medidas socioeducativas, funcionários do sistema prisional e policiais.
Em Londrina, quase 130 mil pessoas foram vacinadas desde o início da campanha. O número representa cerca de 77% da população total dos grupos, que é de pouco mais de 168 mil pessoas. A meta do Ministério da Saúde é atingir uma cobertura de 90%, que no município significa 150 mil pessoas. O último balanço mostrou também que os idosos aderiram mais ao apelo da Secretaria de Saúde e superaram a meta, chegando a 91%. A menor adesão foi de crianças, grávidas e puérperas.
Londrina já teve uma morte confirmada pela gripe e investiga um segundo caso. Com a ampliação, a Secretaria está definindo quais unidades vão concentrar as doses remanescentes.
Reportagem: TV Tarobá