Ciência e saúde

Homem morre em banheiro de Pronto Atendimento e secretaria apura caso

30 abr 2019 às 10:50

Um homem de 55 anos morreu no banheiro do Pronto Atendimento (PA) do Jardim Leonor, zona oeste de Londrina. Gilmar Almeida Brito teria chegado ao local por volta das 18h30, e passado por atendimento da equipe de enfermagem. As primeiras reclamações seriam de gripe, dor de cabeça e dor torácica que sentia há vários dias.

Ao receber a indicação para fazer um exames. O homem foi deixado sozinho na sala de emergência por alguns momentos, e quando enfermeiro voltou, não o encontrou no local.

O corpo do homem só foi encontrado por volta das 00h30, quando usuários que estavam na recepção quiseram usar o banheiro e perceberam que a porta estava trancada. Quando abriram a porta, o homem já havia morrido.  O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal (IML), onde serão apuradas as causas da morte do paciente.

A Secretaria de Saúde se pronunciou por meio de nota. Foi informado que o paciente era hipertenso e tinha doença pulmonar obstrutiva crônica. Segundo a pasta, o homem passou por avaliação médica, onde foram prescritas medicações e indicada a realização de um eletrocardiograma. Ao ser levado para sala de emergência, o enfermeiro foi atender ligação do SAMU, e quando voltou não encontrou o paciente. Houve chamada de voz do paciente no salão de espera, sem sucesso. Às 22h47, equipe de enfermagem registrou que o “paciente evadiu-se”.

A secretaria informou ainda que vai abrir um processo interno para apurar se a conduta da equipe seguiu os padrões e protocolos vigentes de urgência e emergência.