Ciência e saúde

Hospitais de Londrina e região operam com lotação máxima de UTI

31 mai 2021 às 11:09

Os hospitais de Londrina e região estão com lotação máxima de UTIs. O Hospital Evangélico, por exemplo, tem 30 pacientes internados em Pronto-socorro SUS e 100% de ocupação na UTI SUS geral. Há ainda oito pacientes aguardando vagas na ala de terapia intensiva.

A mesma situação se repete na UTI Covid, que atende pacientes particulares ou por convênio. Nesta segunda-feira (31), o local estava com 100% dos leitos cheios. Já a enfermaria Covid está com 66%.

O Honpar, Hospital Norte do Paraná, em Arapongas, tem no momento 100% de lotação SUS Covid para UTI e enfermaria. Ao todo, são 76 leitos de UTI e outros 50 de enfermaria. O hospital teve cinco ampliações de leitos desde o começo da pandemia.

Segundo a assessoria de imprensa, foram atendidos na triagem 47 pacientes na sexta, 31 no sábado e 19 no domingo. A maior parte dos pacientes chegam via Samu. Ao todo, o hospital recebeu 16 transferências de outros hospitais.

Os pacientes foram transferidos dos municípios de Tamarana, Tomazina, Pitanga, Joaquim Távora, Apucarana, Jaboti, Santo Antônio da Platina, Ribeirão Claro, Andirá, Carlópolis, Xambre, Cornélio Procópio, além de transferência de pacientes da UPA de Arapongas.

O Pronto Socorro da Santa Casa, em Londrina, opera com atendimento normal, nesta segunda. Mas o local está com mais pacientes que poderia receber. O local que tem capacidade para 12 está com 27 pacientes. Entre eles, 7 em leito extra de UTI.

Hospital Universitário
O maior hospital referência para tratamento de pacientes com suspeita ou com Covid-19 está com taxa de ocupação dos leitos de Terapia Intensiva Adulto, exclusivos em 109%. Ao todo, são 106 leitos nessa ala e outros 96 em enfermaria. No setor, a ocupação, nesta segunda está em 84%. Já nos leitos exclusivos para Covid em unidade de Terapia Intensiva Pediátrica a taxa de ocupação é 18%. São 11 leitos disponíveis. 

Nesta segunda, o HU tem 43 pacientes aguardando uma vaga de UTI adulto.